Tipos de camas hospitalares: suas principais funções e diferenças
Publicado em: 04/04/2023
Fechando a nossa série de artigos sobre macas hospitalares, encerramos tratando de outro instrumento tão importante para o conforto e bem-estar de pacientes quanto todos os outros: as camas hospitalares, com todas as suas funções e principais tipos e usos para os mais diferentes casos médicos..
Separamos, em tópicos, tudo que você, leitor, precisa saber: os principais tipos, funções e diferenças para as macas hospitalares, de camas hospitalares, desde as mais simples e confortáveis até as mais tecnológicas e de última geração do mundo hospitalar e da medicina.
Siga conosco, e aproveite para acessar a Bem Estar Hospitalar e ter em um só lugar todos os produtos que você e seus pacientes precisam, dos descartáveis às camas hospitalares, e ainda fique por dentro das últimas atualizações e textos completíssimos com nosso blog. Boa leitura!
Quais são os principais tipos de camas hospitalares?
Em diversas variações, tipos e usos, as camas hospitalares atendem às principais necessidades de conforto e acomodação de pacientes que podem permanecer apenas uma noite ou vários meses a fio em um centro hospitalar, e dependem de todo o auxílio diário possível.
Assim, variando de acordo com a tecnologia, uso e capacidade, as camas hospitalares variam entre si e se classificam, principalmente, através dos seguintes tipos:
1. Camas hospitalares manuais
Sendo o modelo mais comum encontrado tanto para venda quanto aluguel, essas camas hospitalares contam com articulações e todos os seus recursos de forma manual, seja para mover, elevar a cabeceira ou o corpo, e comportar o paciente em seu repouso.
2. Camas hospitalares motorizadas
Prosseguindo, esse tipo de cama hospitalar é o mais autônomo e tecnológico disponível no mercado, já que, com seus componentes elétricos e motor, facilita o trabalho tanto de enfermeiros quanto de pacientes, e substitui a mão-de-obra e o esforço das camas comuns.
3. Camas hospitalares de terapia
Por fim, voltadas para pacientes com feridas graves e problemas epidérmicos, esse tipo específico de cama hospitalar contempla os pacientes mais vulneráveis e sensíveis na pele, utilizando um sistema de ar responsável por atenuar as lesões e demais problemas de pele.
Quais são as principais funções?
Como já mencionamos, as camas hospitalares podem atender às mais diversas necessidades e casos clínicos, até para aqueles que tenham sofrido lesões epidérmicas, como mostramos mais acima, ou simplesmente acomodar alguém durante uma estadia noturna.
As camas hospitalares variam entre si, principalmente, de acordo com o seu tamanho, os materiais em seus componentes, o uso de rodas e mais, atendendo a funções e necessidades de acordo com a necessidade: pós-cirurgia, tratamento, preparação, e tudo o mais.
Assim, o que deve ser analisado na aquisição de camas hospitalares é o seu uso e quais situações ela atenderá e, claro, se o que se busca é tecnologia, conforto, praticidade, e demais situações que pacientes e médicos enfrentarão ao longo de seus trabalhos e tratamentos.
Quais são as principais diferenças entre camas e macas hospitalares?
Apesar de terem muitas semelhanças, elas também têm muitas diferenças entre si, e as camas hospitalares e macas hospitalares não são a mesma coisa, e nem podem atender às mesmas funções e objetivos para os quais são feitos, devido a seus usos totalmente diferentes.
Como já citamos nos três artigos anteriores a este, as macas hospitalares visam o transporte e a segurança dos pacientes e, claro, a fim de facilitar o trabalho de médicos e enfermeiros, com praticidade e eficiência, tanto para situações extra-hospitalares quanto emergenciais e clínicas.
As camas hospitalares, por outro lado, e como você, leitor, já deve ter absorvido e aprendido ao longo deste texto, têm a função principal de acomodar e proporcionar conforto aos pacientes, contando, como já mencionamos, com mais recursos, peso e acomodação que as macas.
Note bem: de forma alguma as macas hospitalares deixam de proporcionar conforto ou não têm esse bem como objetivo ideal. Inclusive, muitas macas modernas contam com sistemas elétricos, painéis, e o melhor que a tecnologia pode oferecer, servindo até para aliviar feridas em pacientes que tenham sofrido queimaduras.
Mas as camas hospitalares, devido a sua própria essência, devem, obrigatoriamente, serem mais confortáveis e duráveis para os pacientes, já que podem ser utilizadas por longos períodos, e comportar pessoas que tenham sofrido machucados ou procedimentos sensíveis, como partos, cirurgias, tratamentos e mais.
Como saber qual você deve adquirir?
Em 2019, um estudo publicado nos Estados Unidos constatou que, em quase 40 anos, o números de camas hospitalares presentes em todos os hospitais estadunidenses havia sofrido uma impressionante redução, de 1,5 milhões, aproximadamente, em 1975, para 920 mil, em 2019.
Além de curioso, o estudo revela um problema sério, e que não deve passar despercebido por nenhuma rede hospitalar ou profissional que gerencie esses ambientes, profissionais e pacientes tão importantes, e que dependem tanto de uma gestão consciente e capacitada.
Às vésperas da pandemia de covid-19, um dos maiores e mais populosos países do planeta estava, em contraposição ao crescimento populacional, com uma redução de um dos instrumentos mais importantes e fundamentais para a recuperação e tratamento de pacientes.
Além dos grave prejuízos, humanos e profissionais, obviamente evidentes para tal redução drástica das camas hospitalares, a situação escancara a má administração e como escolhas erradas podem ter uma influência negativa em milhares, ou melhor, milhões de vidas, trabalhos e profissionais.
Administrando com sabedoria e escolhendo corretamente os instrumentos, aparelhos, profissionais e, claro, camas hospitalares e tudo que envolve a nossa gestão e competência, evitamos situações trágicas Afinal, como dizia o filósofo Aristóteles, um pequeno problema, se não remediado, pode se tornar um enorme no final.
Por que você precisa das melhores camas hospitalares?
Você pode ter as melhores camas hospitalares no seu centro médico e com todo o conforto para os seus pacientes. Mas, além de tudo isso, você também pode acessar um lugar que contém todos os produtos e tecnologias que você precisa ter para a sua equipe e ambiente de trabalho.
Esse lugar é a Bem Estar Hospitalar, que além do atendimento personalizado e sempre disponível, disponibiliza descartáveis, kits de primeiro socorro, camas hospitalares, macas, e até ambulâncias à pronta entrega e para alugar, em todo o Brasil e diversos países na América Latina!
Acesse agora o portal Bem Estar Hospitalar e solicite um orçamento para as suas camas hospitalares e todos os produtos fundamentais para o seu hospital e os seus profissionais. Nossa equipe estará pronta para lhe atender, e visar, acima de tudo, o nosso maior: você!