Tipos de ambulância portaria 2048: o que você precisa saber?

Publicado em: 15/06/2023

Image

Você já ouviu falar nos tipos de ambulância, que são definidos na conhecida Portaria 2048, do Ministério da Saúde? Essa portaria está valendo desde 2002 e serve para direcionar empresas e instituições de saúde sobre o uso adequado de ambulâncias.

Nos tipos de ambulância portaria 2048, são definidas as ambulâncias do tipo A, B, C e D, que são mais “convencionais”, ou seja, são aquelas que vemos nas ruas, além dos tipos E e F, que são aeronaves ou barcos.

Neste artigo, vamos explicar alguns detalhes sobre os tipos de ambulância portaria 2048, principalmente os tipos A, B, C e D, para que servem, em quais casos devem ser empregadas e o mais importante: como e onde adquirir ambulâncias da melhor forma.

Os tipos de ambulância na portaria 2048

tipos de ambulância portaria 2048

Os serviços profissionais de resgates, atendimento pré hospitalar e transporte inter-hospitalar são regidos por regras e recomendações técnicas, como portarias e normas regulamentadoras do Ministério da Saúde.

É claro que isso acontece para garantir a eficiência desses serviços – o que na prática, significa mais vidas preservadas através deles. 

É nisso que surgem os tipos de ambulância portaria 2048. Essa portaria foi publicada no dia 5 de novembro de 2002 e desde então serve para direcionar e padronizar o atendimento pré- hospitalar e o transporte de pacientes no Brasil.

A maioria das ambulâncias que vemos nas ruas tendem a seguir os padrões técnicos da portaria 2048 e, assim, costumam se encaixar em um dos quatro tipos abaixo.

Ambulância Tipo A

O primeiro, dos tipos de ambulância portaria 2048, é a ambulância tipo A. Quanto a esse tipo de ambulância, a portaria 2048 é bem clara: a ambulância tipo A é destinada a pacientes que não têm risco de vida.

O texto da portaria diz que essas ambulância devem fazer apenas remoções simples e de caráter eletivo. 

Isso significa que elas não são utilizadas em casos de emergência, de atendimentos urgentes ou de resgates. Elas servem apenas para fazer um transporte planejado de pacientes, levando-os até uma Unidade Hospitalar.

Tanto é que os equipamentos básicos dessas ambulâncias são mínimos. São eles: a sirene, um rádio comunicador, uma maca com rodas e suportes para soro e oxigênio medicinal. 

A portaria também indica quais profissionais cada tipo de ambulância deve ter. A do tipo A precisa de, no mínimo, dois profissionais, sendo um motorista e um técnico ou auxiliar de enfermagem.

  • Dica: Quer saber mais detalhes sobre as ambulâncias do tipo A? Escrevemos um artigo completo sobre elas. Clique aqui e leia.

Ambulância Tipo B

Bem, como já deixamos claro, os tipos de ambulância portaria 2048 existem para direcionar o uso de ambulâncias e torná-lo o mais adequado para cada tipo de situação. Tendo isso em mente, a ambulância Tipo B é quase como um degrau acima do Tipo A.

O que queremos dizer com isso é que as ambulâncias do tipo B já servem para atender pacientes que tenham algum risco de vida. Elas são chamadas de ambulâncias de suporte básico.

E esse nome se encaixa perfeitamente às suas funções. Uma ambulância do tipo B atende a pacientes que têm um risco de vida baixo ou desconhecido.

Logo, você pode imaginar que elas têm uma estrutura mais completa e capaz de fornecer primeiros socorros a um paciente. É exatamente isso.

Uma ambulância do tipo B deve realizar dois tipos de serviços. O primeiro é o de atender e prestar socorros a pessoas com risco de vida desconhecido e o segundo é o de transportar um paciente com risco de vida conhecido até uma Unidade de Saúde.

Perceba que essas duas atividades acontecem em um mesmo atendimento: quando é acionada e chega no local, a ambulância tipo B se depara com um paciente que tem risco de vida desconhecido e faz o atendimento Pré Hospitalar.

Depois disso, esse paciente já tem um risco de vida previamente conhecido e é levado, pela mesma ambulância, até um hospital ou outra unidade de saúde.

Ambulância Tipo C

tipos de ambulância portaria 2048

Dentre os tipos de ambulância portaria 2048, também existem as ambulâncias do tipo C, conhecidas como veículos de resgate. Essas ambulâncias servem especialmente para socorrer vítimas de acidentes ou que estejam em locais de difícil acesso.

Geralmente as ambulâncias de resgate são ocupadas por militares do  corpo de bombeiros que tenham a especialização adequada para essas funções. 

É muito comum ver ambulâncias tipo C em acidentes de trânsito, ou em situações de resgate em locais de mata, cachoeiras e situações do tipo. 

Exatamente por isso, elas são equipadas tanto com materiais de atendimento e quanto de salvamento. 

Apesar das ambulâncias de resgate prestarem atendimento no local, elas não são, entre os tipos de ambulância portaria 2048, as que atendem os casos mais graves e delicados, como você vai ver nos próximos parágrafos.

Ambulância Tipo D

Por fim, os tipos de ambulância portaria 2048 também englobam as ambulâncias do tipo D, que são utilizadas em casos mais graves e delicados.

Essas ambulâncias são as Ambulâncias de Suporte Avançado e têm uma estrutura e material para atender pacientes que correm alto risco de vida ou que precisam, de alguma forma, de tratamentos intensivos.

É por isso que a ambulância tipo D é conhecida como UTI Móvel. Para quem não sabe, uma UTI é a unidade mais completa dos hospitais e serve para acolher os pacientes que estão com quadros mais graves.

A ambulância tipo D também tem a estrutura mais completa, dentre todos os tipos de ambulância portaria 2048, fazendo jus a esse “apelido”. 

Existem outros tipos de ambulância na portaria 2048?

É bom destacar que, além desses, existem mais dois tipos de ambulância portaria 2048: as ambulâncias tipo E e F. Mas, nesses casos, elas não são ambulância convencionais, que vemos nas ruas iguais às outras.

As ambulâncias dos tipos E e F são aeronaves e barcos, respectivamente. Elas existem para atender casos atípicos, em locais de muito difícil acesso, onde utilizar uma ambulância comum seria impossível ou pouco viável.

A maneira mais inteligente de adquirir cada ambulância

tipos de ambulância portaria 2048

Ambulâncias são itens extremamente importantes, que exigem responsabilidade desde o momento em que você vai adquiri-las. Por isso, é fundamental adquirir através de um fornecedor que siga todos os padrões de segurança e qualidade da melhor forma possível.

Esse é o caso da Bem Estar Hospitalar, que atua no mercado de produtos hospitalares há mais de 15 anos, priorizando a excelência em seus serviços, desde o atendimento. Clique no botão a abaixo e confira o catálogo de ambulâncias que a Bem Estar oferece:

Quero Adquirir Ambulâncias Com Alto Padrão de Qualidade

 

Solicitar atendimento