Sintomas de arritmia cardíaca: conheça os 4 principais

Publicado em: 22/10/2022

sintomas de arritmia cardíaca

Sobre o que vamos falar hoje:

Arritmia cardíaca é um problema preocupante, que pode levar uma pessoa a óbito de repente e que pode acontecer de forma inesperada, principalmente em locais públicos onde circulam muitas pessoas ao longo do dia.

No Brasil, quase 320 mil pessoas morrem por ano vítimas de mal súbito por causa de arritmia cardíaca. Nesse cenário, pessoas que lidam com público, como gerentes de comércios ou organizadores de eventos, precisam estar prontos para esse tipo de situação.

Por isso, escrevemos este artigo, falando sobre os 4 maiores sintomas de arritmia cardíaca e o que você precisa fazer para ajudar alguém que esteja passando por esse tipo de emergência em um ambiente público.

Principais sintomas de arritmia cardíaca:

sintomas de arritmia cardíaca

Apesar dos sintomas de arritmia cardíaca serem um tanto claros, uma pessoa que não tem o mínimo de conhecimento pode confundi-los com outros problemas mais leves ou menos preocupantes.

Não é raro que as pessoas pensem que alguém que está com arritmia está apenas passando por um pico de estresse, ansiedade ou até mesmo com fome. Isso mostra como a falta de informação é um fenômeno perigoso.

Por mais que arritmia seja algo grave e muito comum, essa ausência de informações ainda predomina e coloca a saúde e a integridade física de milhões de pessoas em risco. Confira, nas próximas linhas, os 4 principais sintomas de arritmia cardíaca:

1. Queda de pressão

Podemos dizer que uma arritmia cardíaca é quando o coração de uma pessoa bate fora do ritmo em que deveria. Esse ritmo é determinado por vários fatores e determina o quanto de sangue que o coração bombeia para o resto do corpo.

O fato mais óbvio disso tudo é que esse ritmo, então, precisa ser o necessário para manter o corpo vivo. E esse é o problema da arritmia: ela desregula o ritmo e a pressão, a força com que o coração bombeia o sangue.

Então um dos sintomas de arritmia cardíaca mais naturais pode ser a queda da pressão, onde a força e a quantidade de sangue do coração diminuem e são insuficientes para manter um ser humano vivo por muito tempo.

A partir do momento em que uma pessoa que está passando mal e apresenta uma queda de pressão, já existe a chance de estar sofrendo uma arritmia.

2. Palpitações no coração

As palpitações são, com certeza, o maior sintoma de arritmia que alguém pode ter. Uma palpitação é a sensação de que o coração realmente não está batendo da forma como deveria.

Acontece que os batimentos cardíacos costumam ter, de fato, um ritmo, uma cadência certa e “organizada”, sem muitas variações. Quando existe uma batida a menos ou a mais, nós conseguimos perceber que não tem algo certo.

Só que uma palpitação leve nem sempre significa que uma pessoa está passando por uma arritmia. Em alguns casos, uma palpitação não revela nada grave, assim como em outros é apenas um sinal de estresse ou ansiedade.

Mas também pode ser um dos sintomas de arritmia cardíaca, ainda mais se for muito intensa e desconfortável.

3. Fadiga e Falta de ar

O terceiro dos principais sintomas de arritmia cardíaca é a presença de fadiga e falta de ar. O sangue que o coração bombeia para todas as partes do nosso corpo é importante porque leva o oxigênio que permite que as células continuem vivas.

E quando existe algo de muito errado com o ritmo do coração, a respiração e a disposição física são afetadas diretamente, gerando fadiga e uma dificuldade para respirar, mesmo que a pessoa esteja parada e não tenha feito nada cansativo.

4. Desmaios

Os demais são mais incomuns e talvez sejam, dentre todos os sintomas de arritmia cardíaca, os mais assustadores. 

Precisamos entender que uma alteração nos batimentos cardíacos é uma alteração na quantidade de oxigênio e de energia que existe em cada célula do nosso corpo

Assim, uma alteração muito significativa pode gerar uma espécie de “colapso” e a pessoa simplesmente apaga, desmaia. Um desmaio sempre é um péssimo sinal, ainda mais se estiver acompanhado de um ou mais sintomas que listamos.

O que você deve fazer se alguém estiver tendo arritmia na sua empresa?

sintomas de arritmia cardíaca

Como explicamos mais acima, o Brasil registra, todos os anos, centenas de milhares de mortes por conta de arritmias cardíacas. 

Especialistas e autoridades públicas perceberam, nos últimos anos, que em locais públicos ou privados onde existe muita circulação de pessoas, existem grandes chances de uma dessas pessoas sofrer uma arritmia cardíaca.

E o pior: a maioria das pessoas, seja nas empresas, seja em repartições públicas, não estão prontas para lidar com essa situação. Mas existem algumas atitudes que você pode tomar em um momento desses e que podem realmente salvar vidas.

O primeiro passo é chamar o socorro médico o mais rápido possível, seguido do segundo passo, que também precisa ser rápido: identificar os sintomas de arritmia cardíaca na pessoa.

Feito isso, ela deve ser colocada em uma situação de repouso. Se der, providencie água, para que a pessoa se hidrate, o que pode aliviar o problema. 

Assim que ele se desidratar, deite-a em um local plano, mantenha-a calma e com espaço para respirar – uma aglomeração de pessoas muito próximas pode atrapalhar a circulação de ar perto da pessoa.

Se você identificar que a pessoa está perdendo a consciência, ou se ela de fato já perdeu, é preciso reanimá-la. No pior dos cenários, sem aparelhos de socorro ou desfibriladores, isso deve ser feito com a tradicional massagem cardíaca.

Basicamente, uma massagem cardíaca é feita da seguinte forma: com a pessoa deitada em um local plano, você deve entrelaçar os dedos das mãos, colocá-las no meio do tórax, entre os dois peitos.

A partir disso, você deve manter os braços esticados e, usando o peso do seu corpo, dar cerca de dois empurrões por segundo, para estimular que o coração volte a bater normalmente.

Mas o ideal é que, nessas situações, a empresa tenha um desfibrilador portátil, um aparelho médico feito exatamente para reanimar pessoas com paradas cardíacas, emitindo descarga elétrica na região torácica.

Muita gente imagina que esse aparelho só pode ser usado por médicos em hospitais ou em ambulâncias, o que não é verdade.

Um desfibrilador portátil é feito justamente para que pessoas comuns possam usá-los para salvar vidas de forma rápida e sem precisar de muita instrução.

Por que a sua empresa precisa de um equipamento para primeiros socorros?

sintomas de arritmia cardíaca

Todos sabemos como é importante ter itens de segurança, como extintores de incêndio, kits de primeiros socorros e afins. Quanto aos desfibriladores automáticos, é a mesma coisa.

Se existe circulação de pessoas em um lugar, existem chances altas de uma emergência com arritmia cardíaca acontecer. 

Ter consciência disso, saber como identificar os sintomas de arritmia cardíaca e ter equipamentos como um desfibrilador portátil disponível no local são práticas simples que podem facilmente evitar tragédias.

Perigos que seu negócio corre de não ter equipamentos de socorros

Todo estabelecimento que não tome essa precaução de ter um equipamento como um desfibrilador portátil disponível em casos de emergência, se torna menos seguro já que, como vimos, arritmias cardíacas são mais comuns do que a maioria das pessoas pensa.

Nos últimos anos, alguns estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, dentre outros, aprovaram leis orgânicas que obrigam empresas e eventos muito movimentados.

No âmbito federal, a tendência é a mesma, com inúmeros projetos de lei na câmara e no senado que abordam o assunto. 

Como encontrar os melhores equipamentos para sua empresa

Se você entende a importância da informação e de práticas como o uso de desfibriladores para salvar vidas, e quer adotar esse tipo de cuidado na sua empresa, evitando multas e futuros prejuízos, você então tem uma importante decisão a tomar.

Sua equipe precisa ter o melhor equipamento de resgate, principalmente se você é dono de indústrias ou áreas de construção, por exemplo.

Por isso, separamos para você um Kit Cipa completo, com tudo o que você precisa para manter sua equipe segura e seu bolso longe do prejuízo!

Clique no botão abaixo e adquira o seu:

Solicitar atendimento