Respirador Pulmonar: Tudo o que você precisa saber
Publicado em: 03/01/2023

Depois de quase 3 anos de uma pandemia causada por um vírus respiratório, itens médicos e hospitalares que pudessem salvar a vida dos pacientes com problemas respiratórios se tornaram indispensáveis em qualquer posto de saúde, hospital e até ambulâncias.
Como um segundo – ou, anatomicamente falando, terceiro e quarto – pulmão, o respirador pulmonar entra para lidar com casos graves dos problemas respiratórios que, mesmo ainda em 2022, estão longe de terminar, o que faz dos respiradores ainda mais necessários.
Neste texto, você vai conhecer tudo sobre o respirador pulmonar, por que ele é essencial para a sua unidade de saúde, como utilizá-lo, os cuidados que devem ser tomados e onde comprar o seu.
O que é um respirador pulmonar?
Em certos casos de acidente e até doenças o paciente perde por um certo tempo a capacidade de respirar sozinho, ou seja, o movimento involuntário realizado por nosso pulmão durante a respiração se torna impossível de se realizar.
É nesses casos em que o respirador pulmonar se faz necessário, fazendo com que o ar entre e saia mesmo sem o paciente conseguir realizar essa ação, funcionando como uma bexiga enchendo e esvaziando.
Um detalhe importante sobre os respiradores é que o ar que ele insufla nos pulmões do paciente não são retirados do ambiente em torno já que o paciente precisa de maiores concentrações de oxigênio durante seu tratamento.
Os atuais respiradores pulmonares contam com tecnologia de ponta, como umidificador aquecido, sensor de oxigênio, nebulização com fluxo sincronizado na inspiração, o respirador pulmonar não só atende às necessidades de todos os pacientes – mas vai além.
Com a tecnologia de ponta, é possível ter controle pleno da estabilidade e vitalidade do paciente, e proporcionar-lhe outros benefícios que são fundamentais para pessoas que sofrem de problemas respiratórios.
Para que serve um respirador pulmonar?
Como foi dito anteriormente o respirador pulmonar é utilizado em casos graves de insuficiência respiratória ou complicações pulmonares, seja por razões naturais, como a idade ou um fator genético, ou alguma patologia endêmica.
Se o paciente estiver tanto com dificuldade para respirar, ou, até na situação mais grave possível, quando já não consegue respirar por conta própria, e precisa de uma força externa para realizar essa função, o respirador pulmonar auxiliará nessa função.
E todas essas patologias e problemas médicos ainda contam com a tecnologia de ponta e os benefícios exclusivos dos mais modernos respiradores pulmonares, que garantirão e irão além do bem-estar e recuperação, possibilitando um tratamento eficaz.
Como usar corretamente o respirador pulmonar?
A principal função do respirador pulmonar é evitar a irritação do pulmão de um paciente com respiração debilitada. Contudo, para garantir a vida e o bem-estar do paciente, é necessário saber como utilizá-lo corretamente.
Como todo aparelho mecânico, o respirador pulmonar escolhido no seu hospital contará com um manual de instruções específico, com todos os detalhes de utilização e correto manuseio para os pacientes.
Portanto, antes de qualquer procedimento, deve-se buscar ler e compreender o funcionamento do respirador pulmonar e como utilizá-lo corretamente.
Mas sabendo que os respiradores pulmonares atuarão nas áreas de vias orais, nasais ou de traqueostomia, cabe ao enfermeiro ou médico utilizá-lo, então, de acordo com a necessidade de cada paciente e gravidade do caso.
Quando o paciente precisa utilizar o respirador?
Cada caso é um caso, e evidentemente, não se utiliza um aparelho ou técnica sem conhecer a necessidade de cada paciente ou a gravidade de seu caso para a aplicação de determinado produto.
Portanto, com o respirador pulmonar, não é diferente. Podendo ser uma necessidade para toda a vida ou temporária, em caso de incapacidade de absorção e expiração do ar, cada paciente será avaliado por um profissional adequado.
O respirador pulmonar, portanto, atende a uma grande variedade de casos e necessidades, e, sobretudo, de pessoas também: crianças, adultos, idosos, homens e mulheres. O respirador atende a todos!
Quanto tempo um paciente deve ficar no respirador?
Seja para um uso único, no caso de alguma adversidade pontual, ou um uso contínuo, pensando no plano de toda uma vida, o respirador pulmonar atende a diferentes situações para os pacientes.
No caso de algum choque neuropulmonar, resultado de uma colisão ou acidente, pode ser necessário utilizá-lo até o paciente recobrar a consciência; ou, quando o pulmão não consegue mais realizar sua própria atividade, o respirador também pode atuar para a vida toda.
Assim, não há uma resposta precisa e única para o tempo e a necessidade de cada caso com o uso de um respirador pulmonar, já que, na vida real, as situações são variadas, e cada caso é um caso.
Mas independentemente da situação, o respirador pulmonar atende a todos os casos e todas as necessidades de todos os pacientes e médicos!
Como escolher o melhor respirador para seu hospital?
Existem muitas opções disponíveis na hora de encontrar um respirador para o seu hospital; algumas mais tradicionais, outras com renome, e claro, muitas delas, caras e de alto custo, que não refletem o que você procura ou o que o seu paciente realmente necessita para a sua vida.
Mas apenas no Bem-Estar Hospitalar você encontrará um respirador pulmonar com tecnologia de ponta, preço acessível, e o melhor atendimento e serviços disponíveis para você – e tudo isso numa plataforma que se preocupa não somente com a venda e o cliente, mas cada paciente e cada vida!
Acesse o link abaixo e conheça a Bem-Estar Hospitalar, com soluções para todas as áreas do seu hospital com o melhor da tecnologia, e que se preocupa com o seu hospital, os seus médicos, e é claro, os seus pacientes, para todos terem o melhor.
Posts relacionados

Rinite Alérgica tem cura?
25/09/2023

Gripe comum e influenza: Quais são as diferenças?
24/09/2023
