Monitor multiparâmetros x Monitor cardíaco: entenda a diferença
Publicado em: 03/01/2023
Se você está procurando por equipamentos para o seu consultório ou clínica, muito provavelmente se deparou com um monte de informações na internet a respeito de monitores multiparâmetros e monitores cardíacos.
Muita confusão pode ser feita quando se trata de monitores cardíacos e multiparâmetros, já que em ambos os monitores podemos monitorar os batimentos cardíacos do paciente, mas existem muitas diferenças que passam despercebidas se não observarmos com atenção.
Monitores cardíacos e monitores multiparâmetros são a mesma coisa? O que um faz que o outro não faz? O que deve ser considerado antes de comprar um deles? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.
O que é monitor cardíaco?
O monitor cardíaco é utilizado para acompanhar a oscilação do batimento cardíaco do paciente durante um determinado período, não excluindo a possibilidade do paciente ser acompanhado por longos períodos de observação.
Costuma ser usado em testes físicos, em que o paciente é colocado para andar ou correr por um tempo determinado para que o médico observe como o coração do paciente reage a este esforço.
É muito comum vermos monitores cardíacos sendo usados em centros de treinamentos de equipes esportivas, onde atletas são submetidos a esse tipo de teste para que os preparadores físicos do time saibam como seus corações reagem a esforços específicos.
Basicamente, o monitor cardíaco é a versão mais limitada do monitor multiparâmetro, exibindo para o médico ou enfermeiro apenas as informações concernentes aos batimentos cardíacos do paciente.
O que é monitor multiparâmetro?
Já o monitor multiparâmetro extrai do paciente muitas outras informações, como por exemplo a sua pressão arterial, sua saturação de oxigênio, nível de dióxido de carbono, temperatura corporal, entre muitos outros sinais vitais.
Diferente do monitor cardíaco que recebe informações por eletrodos ligados na região do coração do paciente, no caso dos monitores multiparâmetro esses eletrodos estão ligados a várias partes do corpo do paciente para que todas essas informações sejam colhidas.
Costuma ser usado em cirurgias de alto risco, em que o cirurgião precisa estar o tempo todo atento a todos os sinais vitais do paciente e também em UTIs para que ao menor sinal de oscilação desses sinais vitais a equipe de médicos responsáveis tome alguma providência.
Principais diferenças entre monitor multiparâmetros e monitor cardíaco
Para que não reste dúvidas entre a diferença que existe entre o monitor multiparâmetros e o monitor cardíaco poderíamos estabelecer aqui um paralelo entre uma calculadora convencional e uma calculadora científica.
Ambas são ferramentas que auxiliam na solução de operações aritméticas, a questão é que uma delas é capaz de realizar toda uma gama de operações e tem muitas funções que a outra não tem.
Eis a diferença entre o monitor cardíaco e o monitor multiparâmetros. Existe sim uma semelhança entre eles que é a leitura de dados a respeito do coração do paciente, agora, o multiparâmetros é capaz de colher muito mais informações do que o seu primo cardíaco.
Quais critérios usar para escolher o melhor monitor?
Dê sempre preferência para os monitores mais modernos, que dão mais liberdade para o operador configurá-lo de acordo com as necessidades do seu paciente e fazem análise de arritmia cardíaca.
Quanto mais possibilidades de personalização existem em um monitor multiparâmetros mais você consegue programá-lo para atender as necessidades específicas do seu paciente.
Sempre antes de comprar um monitor multiparâmetro leve em consideração também a autonomia da bateria. O monitor fica ligado na tomada evidentemente, mas uma bateria o acompanha para as situações de emergência.
Antes de comprar o seu monitor multiparâmetro pense em todas as aplicações que ele terá em sua clínica. Pode ser que você encontre pela internet monitores por um preço muito baixo, mas que não atendem suas necessidades, nesse caso o barato acaba saindo caro.
Para decidir qual monitor comprar, antes deve ser considerado qual tipo de problema será tratado, os tipos de pacientes que serão atendidos, os procedimentos que serão realizados, entre muitas outras variáveis que fazem parte dessa equação.
Evidente que se você for um cardiologista, um monitor cardíaco, ainda dependendo da situação, suprirá suas necessidades. Agora se você precisa acompanhar os sinais vitais do seu paciente de maneira mais geral o monitor multiparâmetro é o mais indicado para você.
Vale a pena também se atentar em relação ao quão fácil é manusear o equipamento. Isto porque monitores são usados em clínicas particulares onde o quadro do paciente está mais estável do que em uma UTI por exemplo.
Em uma situação de emergência numa UTI, em que o paciente precisa ser levado para um outro lugar às pressas e o monitor precisa acompanhá-lo para que a equipe médica continue monitorando seus sinais vitais, o monitor precisa ser fácil de carregar.
As possibilidades de personalização que o software do monitor lhe permite fazer. Como foi dito anteriormente é possível configurar o monitor para que o alarme seja disparado em caso de oscilação perigosa de algum sinal vital.
Procure saber também a quantidade de informações que o monitor suporta armazenar. Se a memória do monitor for boa você conseguirá ao fim do tratamento ou até periodicamente acompanhar a evolução do quadro do paciente com mais facilidade.
Por fim, e essa é uma questão muito mais de praticidade do que qualquer outra coisa, leia as letras miúdas para saber a forma como esse monitor é operado, se por mouse, teclado ou por tela touchscreen.
Onde comprar os melhores monitores para você?
O melhor lugar para comprar seus monitores é na Bem-Estar Hospitalar. Nossa empresa está no mercado há mais de 15 anos oferecendo os melhores produtos pelos melhores preços tanto para hospitais como clínicas particulares.
Temos o compromisso de vender a nossos clientes tudo o que de melhor a medicina moderna pode nos oferecer. Nossa filosofia é a de que todo dinheiro direcionado à saúde não é um gasto, mas um investimento.
Clique aqui para ter conhecer o nosso catálogo e solicitar o seu orçamento.