EPIs para hospitais: Tudo o que você precisa saber
Publicado em: 13/02/2023
Saiba o que são EPIs para hospitais e qual a sua importância
Os EPIs para hospitais são cada vez mais importantes para a saúde dos pacientes e também do profissional da saúde. Isso enquadra-se dentro da segurança do trabalho.
Diariamente o número de trabalhadores expostos à riscos, podendo ser eles mínimos, moderados ou altos.
Uma das principais formas de evitar estes riscos com a segurança do ambiente de trabalho é com a utilização de EPIs.
Neste post, você verá o que são EPIs, qual sua importância e o porquê eles devem ser utilizados.
O que são EPIs para hospitais?
EPI significa Equipamento para Proteção Individual. Eles são equipamentos e acessórios que foram desenvolvidos para proteger uma parte do corpo ou o indivíduo por completo contra riscos específicos.
De acordo com a NR 6, a definição de EPI seria “todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador com finalidade de protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e a saúde”.
Dito isso, entram para a lista de EPIs itens como:
- Óculos de proteção
- Luvas
- Capacetes
- Protetores auriculares
- Máscaras
- Abafadores de som
- Cintos de segurança
- Equipamentos de segurança para alturas
Há ainda outros EPIs, sendo que cada função ou cada tipo de risco necessita de equipamentos próprios.
Qual é a importância destes materiais?
Após compreender o que é um EPI, é necessário entender também qual é a sua importância. Os Equipamentos de Proteção Individual são capazes de prevenir grande parte dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Além disso, eles tornam a empresa mais segura tanto para os empregados, quanto para os empregadores dentro do local de trabalho. Isso porque, acidentes podem acontecer com qualquer um.
A empresa que não fornece este tipo de material em empresas de risco, estará descumprindo os termos da NR 6. Assim, estará sujeita a multas e processos judiciais.
Preocupar-se com a saúde e segurança das pessoas é a melhor forma de garantir que o trabalho continua acontecendo com o mínimo possível de imprevistos.
Quais são os principais tipos de EPI?
Entre os principais tipos, podemos encontrar:
Proteção Auditiva
Este é usado por trabalhadores que estão expostos a sons muito altos ou constantes.
Respiratórios
Para quem atua na área da saúde, ou com agentes químicos e orgânicos que podem ser prejudiciais se inalados.
Proteção visual
Evita que qualquer partícula entre em contato com os olhos, podendo causar problemas graves, inclusive cegueira.
Proteção facial
Responsável por proteger o rosto como um todo, onde há risco generalizado em direção à face.
Quem é responsável por fornecer este tipo de equipamento?
Quem deve realizar o fornecimento de EPIs dentro dos hospitais é a própria empresa.
É dever dela garantir que todos os equipamentos estejam em condições de uso e dentro das conformidades, para que assim, possam realizar corretamente sua função.
Além disso, é papel dela a fiscalização dos usos por parte dos colaboradores. Ou seja, cada EPI deve ser usado obrigatoriamente em alguns procedimentos, e o uso de máscaras dentro dos ambientes de saúde é obrigatório. Dessa forma, tanto os funcionários, quanto os pacientes estarão protegidos.
Por fim, o fornecimento é obrigatório de acordo com as medidas de ordem geral e a implementação de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) não forem suficientes para proteger contra riscos e acidentes, ou para casos de emergência.
Há alguma probabilidade de não utilizar os EPIs para hospitais?
Primeiramente, o risco da não utilização é o que se coloca a integridade de pacientes e profissionais.
Os acidentes de trabalho podem impactar a equipe como um todo. Isso porque, pode afetar os colaboradores de forma temporária ou permanente. Dessa forma , gerará afastamento ou, nos casos mais grave aposentadoria por invalidez.
Com o avanço de novos vírus, tornou-se ainda mais essencial.
Além disso, há outras situações de risco para a saúde, como em laboratórios e farmácias, que é a reatividade com agentes químicos, que podem evoluir gradativamente nas pessoas.
Apenas com o uso do EPIs que se pode minimizar o risco do colaborador desenvolver uma doença como resultado do trabalho.
Quais as vantagens de se adquirir EPIs?
Além da empresa proporcionar segurança, ao aderir ao uso de EPIs, estará cumprindo a NR 6. Dessa forma, estará nos conformes da legislação.
Além disso, o ambiente de trabalho torna-se mais saudável para todos. Assim, o número de acidentes ou doenças indesejadas diminuirão.
Além disso, fará com que os seus colaboradores sintam-se mais satisfeitos e seguros em seu ambiente de trabalho.
Por fim, a qualidade de vida melhorará de modo geral, tanto na questão de bem-estar, quanto saúde e segurança a todos os setores da empresa.
Onde encontrar EPIs?
Aqui na Bem Estar Hospitalar você encontra diversos EPIs. Afinal, nosso compromisso é com a saúde e a integridade de pacientes e profissionais da saúde.
Estamos há mais de uma década no mercado. Além disso, entregamos para os nossos clientes em até 5 dias úteis para todo o Brasil. Você pode acompanhar o seu pedido através do código de rastreio.
Solicite agora mesmo um orçamento, e conheça os nossos produtos.