Por que toda academia precisa ter um desfibrilador?

Publicado em: 03/01/2023

desfibrilador

Nas academias, as pessoas estão acostumadas a ver equipamentos como esteiras, halteres, supinos, etc. O que pouca gente sabe é que não pode faltar um tipo de equipamento que chega a ser tão importante quanto esses: os desfibriladores portáteis.

Ao contrário do que parece, um desfibrilador não deve ser usado apenas por médicos e nem deve ser um item exclusivo para hospitais ou ambulâncias, chegando a ser tão necessário quanto um extintor de incêndio ou um Kit de primeiros socorros.

Neste artigo, vamos explicar por que toda academia realmente precisa ter um desfibrilador portátil pronto para ser usado – acredite, as chances dele ser necessário podem ser maiores do que você pensa. 

 

Legislação sobre o DEA que você precisa conhecer

desfibrilador

A importância de se ter um DEA – Desfibrilador Externo Automático – em certos ambientes em que existe uma circulação razoável de pessoas ou onde há prática de esportes ou atividades físicas já é reconhecida por especialistas de saúde e autoridades públicas.

Esse reconhecimento vem, aos poucos, se concretizando em forma de leis, tanto municipais, quanto estaduais e federais. No Congresso Nacional, por exemplo, existem vários projetos de lei, como o PL 4050/04, que abordam diretamente o assunto.

Mas você também precisa prestar atenção no que a lei da sua cidade ou estado determina.  Já que milhares de municípios têm leis que obrigam a presença de um desfibrilador em comércios, academias e demais ambientes.

Além disso, estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, dentre outros, seguindo o mesmo caminho, já têm leis estaduais sobre desfibrilador em locais públicos e privados.

  • Algo parecido acontece com outros equipamentos de segurança e saúde, como no caso do Kit Cipa, uma espécie de kit completo de primeiros socorros. A portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho obriga as empresas a terem um desses para a segurança de seus colaboradores. Clique aqui, se tiver interesse em um Kit Cipa.

O que acontece se você não tiver um DEA na sua academia?

Ignorar leis e regras que falam da presença de um desfibrilador no seu estabelecimento pode ter consequências humanas, legais e até financeiras.

O caso de uma academia é ainda mais especial do que outros ambientes. Se apenas o fato de ter uma grande circulação de pessoas já justificaria a necessidade de um desfibrilador, imagine o fato de existirem pessoas fazendo esforço físico.

As primeiras consequências de não ter um desfibrilador na sua academia são decorrentes do risco que todos os seus clientes estão correndo. 

Ao praticar esforço físico, a frequência cardíaca das pessoas é alterada e aumentam as chances de alguém ter um arritmia ou uma parada cardíaca. 

Se isso acontece em uma academia que não tem um desfibrilador, as chances de acontecer uma tragédia aumentam mais ainda. 

Alguns donos de academias e de outros estabelecimentos acreditam que isso seja improvável de acontecer, mas não é bem assim. O Brasil registra, por ano, mais de 300 mil óbitos só por conta de arritmias cardíacas.

Além do fato de o seu estabelecimento ser menos seguro, existe o risco dele ser punido com multas altas e até ser interditado por tempo indeterminado. Essas punições variam, de acordo com a lei do estado e do município.

Em São Paulo, por exemplo, existe a lei 13.945 de 2005, que prevê uma multa de R $2.000 por cada semana que determinados estabelecimentos ficarem sem um desfibrilador externo automático ou ignorando outro ponto da lei.

Já o Rio de Janeiro tem uma lei mais específica para o caso de desfibriladores, a lei 6558 de 2013, que prevê uma multa ainda mais alta, de até 50 mil UFIRs por dia. 

O valor da UFIR no Rio de Janeiro, em reais, varia de acordo com o decreto do governo estadual em cada ano.

Desfibrilador externo automático ou cardioversor: qual a sua academia precisa

Desfibrilador externo DEA Heartsine PAD 350

Desfibrilador externo DEA Heartsine PAD 350

Outra dúvida comum é se esses estabelecimentos devem ter um desfibrilador externo automático ou um cardioversor – aparelho parecido, que também pode ser usado para reanimar alguém.

Bem, um cardioversor é diferente de um DEA. Um DEA é um aparelho mais simples, que é usado para tentar “impor” um ritmo aos batimentos cardíacos da pessoa.

O cardioversor é um pouco diferente. Ele serve para captar a cadência ou ritmo certo em que o coração deve bater e, assim, tentar colocar o coração de volta nesse ritmo.

Só que esse trabalho, de um cardioversor, é um pouco mais complexo e demorado e precisa de mais tempo e de maiores cuidados para ser usado.

Enquanto o DEA é mais leve, simples e adequado para situações mais urgentes, em que a pessoa muitas vezes é leiga e tem pouco tempo para agir.

Então, se a prioridade é simplicidade e urgência, um desfibrilador acaba sendo a melhor decisão.

Melhores modelos de desfibriladores externos automáticos para empresas

Para empresas, o ideal é que um desfibrilador seja, além de eficaz e seguro, simples, rápido de usar e fácil de carregar.

São essas as características mais importantes que uma empresa deve procurar em um DEA. Podemos citar alguns exemplos de desfibriladores que têm essa função, combinando praticidade e eficácia:

  • Desfibrilador Externo Automático DEA Heartsine Samaritan PAD 350. Esse modelo foi pensado especialmente para atender pessoas em locais públicos. Podem atender adultos e crianças a partir de 8 anos e que tenham, pelo menos, 25 kg. Clique aqui para conferir mais.
  • DEA i.on Básico Led. Uma das vantagens de desfibriladores deste tipo – i.on – é que podem funcionar com bateria recarregável e que pode ser trocada  facilmente, sem ferramentas. É o auge da praticidade. Clique aqui para conferir este modelo.
  • DEA i.on PRO LCD. Outro modelo i.on, que também é extremamente prático e rápido de usar. Esta versão, além de poder ser usada por pessoas leigas, também permite a um profissional de saúde regular a intensidade da descarga elétrica durante o atendimento. Clique aqui e confira.

Onde encontrar os melhores desfibriladores para a sua academia?

Você pode encontrar algumas das melhores opções de desfibriladores portáteis e de outros equipamentos médicos e kits de primeiros socorros no site da Bem Estar Hospitalar.

Para atender uma academia, recomendamos fortemente o uso do modelo de desfibrilador DEA Heartsine Samaritan PAD 350, já que suas características são ideais para esse tipo de ambiente. Você pode adquirir um clicando aqui.

Solicitar atendimento