Comprar ambulância ou alugar: quais são os prós e contras?
Publicado em: 03/01/2023
Garantir uma ambulância disponível para o transporte de um paciente é uma necessidade que todo hospital e instituição que necessita de serviço de socorro tem, se quiser trazer à sua unidade uma quantidade maior de pessoas e prestar um serviço de melhor qualidade.
Essas ambulâncias são de vários tipos diferentes: A (Remoção simples), B (Baixo risco), C (Resgate) e D (UTI Móvel), e para tê-las à disposição na sua unidade hospitalar, você tem dois caminhos possíveis: a locação e a compra.
Um se trata exatamente de adquirir posse temporária sobre um veículo especializado para o atendimento médico, e o outro de ter definitivamente a sua ambulância para o atendimento imediato dos seus pacientes.
Portanto, se quiser saber com detalhes como alugar ou comprar ambulância, continue neste texto. Você vai saber tudo o que precisa fazer para ter ambulâncias disponíveis na sua unidade médica.
Como funciona o aluguel de ambulância?
Assim como comprar ambulância, o aluguel pode ser bastante útil para unidades médicas que momentaneamente não tem recurso suficiente para adquirir um veículo. No entanto, é preciso esclarecer algumas coisas:
O serviço de aluguel de ambulâncias não serve apenas para levar o paciente para um hospital após um resgate, mas também no transporte de um paciente da sua casa para uma unidade hospitalar ou na locomoção de um hospital a outro (transporte inter-hospitalar).
Dito isto, vamos para a prática: para contratar uma ambulância particular, primeiramente, deve-se entrar em contato com uma locadora de ambulâncias solicitando o serviço.
Durante o atendimento, será preciso especificar para quê a unidade hospitalar precisará da ambulância. De acordo com a finalidade especificada, a locadora irá preparar uma ambulância adaptada para as necessidades da instituição.
Geralmente, locadoras de ambulâncias oferecem o serviço pelo tempo de um mês, podendo o contrato ser renovado por um período maior. No entanto, por haverem muitas solicitações desse serviço, pode ser que a ambulância demore a ser efetivamente alugada.
Como funciona a compra de uma ambulância?
Diferentemente da locação, comprar ambulância é um processo um pouco mais complexo. Geralmente, para uma instituição comprar uma ambulância, ela precisa adquirir o carro e levá-lo até uma implementadora.
Essa implementadora fará o trabalho de modificar, de acordo com as normas ABNT e CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), a carroceria do veículo em uma carroceria própria para o uso de ambulância.
Após essa modificação, a instituição terá de comprar separadamente os equipamentos médicos e instalá-los no interior das ambulâncias. Esses equipamentos são inseridos no interior da ambulância por uma empresa transformadora de carros.
No entanto, por mais complexo que seja este processo, existem empresas que facilitam a compra de ambulâncias, entregando o veículo completamente adaptado para o uso imediato – esse é o caso da Bem Estar Hospitalar.
Diferente do que é feito em grande parte dos casos quando se vai comprar ambulância, a Bem Estar Hospitalar fornece no seu site as ambulâncias completamente personalizadas, de acordo com as necessidades do cliente.
Através do nosso serviço, todas as etapas citadas acima são de responsabilidade única da Bem Estar Hospitalar. Acessando nosso site, você poderá entrar em contato com um consultor e solicitar o orçamento da sua ambulância.
Alugar ambulância: prós e contras
Vantagens da locação de ambulância
A primeira vantagem do aluguel de ambulâncias é a pronta adaptabilidade do veículo. Ao alugar uma ambulância, a instituição locatária poderá solicitar uma ambulância dos tipos A, B, C e D.
Ademais, a locação traz um custo mensal mais barato se comparado à compra de uma ambulância e os contratos de locação são renováveis, geralmente sendo firmados e renovados todos os meses.
Desvantagens da locação de ambulância
Apesar de parecer ser um serviço bastante flexível às necessidades do consumidor, o aluguel de ambulâncias pode acarretar em algumas dificuldades, como a instalação de equipamentos defeituosos.
Para que isso não ocorra, é fundamental que a instituição locatária conheça de perto os modelos de ambulâncias oferecidos, e possa conferir se a qualidade dos equipamentos está preservada.
Outra desvantagem que pode acarretar é que, a depender da empresa locadora, a unidade hospitalar não tem o direito de substituir os equipamentos originais por equipamentos mais atualizados.
Comprar ambulância: prós e contras
Vantagens da compra de ambulância
A grande vantagem de adquirir uma ambulância é que você poderá, aos moldes da ABNT, adaptar o seu próprio veículo com equipamentos de primeira linha, evitando possíveis defeitos de uso durante o transporte de pacientes.
Além disso, diferente de parte dos serviços de locação de ambulâncias, ao comprar o seu veículo, você poderá escolher o modelo mais moderno e tecnológico para transportar com comodidade e segurança os seus pacientes.
Apesar do custo de uma ambulância ser maior do que o aluguel, a depender das condições financeiras da unidade médica, o hospital pode adaptar o serviço de ambulância aos seus próprios padrões, sendo possível escolher entre várias marcas líderes do mercado, como: Citroen, Mercedes, Fiat, Renault, entre outras.
E mais: ao adquirir a sua própria ambulância, você poderá escolher um veículo zero quilômetros, que nunca foi usado em nenhuma atividade de resgate e atendimento. Isso significa que a vida útil do carro será muito maior, enquanto você o estiver usando.
Além disso, os riscos de ter que arcar com possíveis danos ou defeitos no veículo, por conta do seu uso contínuo, serão muito reduzidos.
Ainda que a locadora possa arcar com os prejuízos de desgaste do carro, ao adquirir sua ambulância, você não vai precisar esperar o preparo e envio de outro veículo para continuar o atendimento de transporte aos pacientes.
Desvantagens da compra de ambulância
Existem algumas desvantagens que podem dificultar o processo de compra de ambulâncias.
Para obter uma ambulância, geralmente, o cliente precisa comprar um veículo novo de uma concessionária com a intenção de transformá-lo em uma ambulância. O processo de transformação é feito por uma implementadora, que, em geral, demora entre 30 a 90 dias para ser realizado.
Para realizar a implementação, a unidade hospitalar precisa apresentar diversos documentos comprobatórios que autorizam a implementadora a modificar veículos comuns em ambulâncias.
Esse processo pode se tornar bastante demorado, se ele for realizado por empresas convencionais. No entanto, adquirir uma ambulância pode ser muito mais rápido se você comprar ambulância na Bem Estar Hospitalar!
Adquira agora sua ambulância na Bem Estar Hospitalar
Se você não quer ter dor de cabeça na hora de comprar ambulância, e não precisar esperar de 30 a 90 dias para a realização da transformação do veículo original, a Bem Estar Hospitalar é o local certo para você efetuar sua compra.
Diferentemente do que a maioria do mercado faz, nós simplificamos o processo. A Bem Estar Hospitalar oferece uma grande variedade de ambulâncias já devidamente transformadas. E mais: equipada com os aparelhos próprios de cada tipo de veículo.
Além disso, a Bem Estar Hospitalar oferece ambulâncias à pronta entrega para todo o Brasil. Independente da região onde esteja localizado, nós entregamos sua ambulância até você.
Na Bem Estar Hospitalar, você também tem a possibilidade de personalizar a aparência do seu veículo. Aqui, você pode escolher como deseja customizar a identidade visual da sua ambulância, de acordo com a marca da sua instituição.
Se a instituição em que você trabalha precisa adquirir ambulâncias – corpo de bombeiros, empresas com área protegida, promotora de eventos esportivos, clínica de atendimento domiciliar – a Bem Estar Hospitalar é o local certo para isso.
Conheça logo abaixo um dos nossos modelos mais modernos: a Ambulância Mercedes Sprinter – um veículo de última geração, completamente preparado e equipado para o transporte efetivo de pacientes.