Anestesia geral: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Publicado em: 25/01/2023

A anestesia geral é um procedimento que costuma amedrontar muitos os pacientes que são submetidos a ela. É muito comum que o paciente ao ser informado que será submetido a uma anestesia geral fique com medo do procedimento.
Talvez por terem se acostumado a ouvir histórias de décadas atrás em que o procedimento era feito de formas muito rudimentares esse receio acaba se tornando inevitável, mas atualmente as coisas mudaram muito.
Hoje em dia com os avanços da medicina, o anestesiamento do paciente é feito por profissionais especializados nisso e são realizadas ou de forma intravenosa ou por meio de inalação, deixando para trás os métodos nada agradáveis que eram utilizados antigamente.
O que é anestesia geral?
É um procedimento de sedação utilizado em casos de cirurgias muito invasivas e de longas durações, para que o paciente sofra o mínimo possível com o procedimento, afinal, toda cirurgia, querendo ou não, é uma espécie de agressão ao nosso corpo.
Em algumas cirurgias a musculatura do paciente precisa estar o mais relaxada possível, justamente para que essa “agressão” da cirurgia seja menor, pois, uma musculatura enrijecida oferece uma resistência maior às incisões só como um exemplo.
- Dica: Para saber mais sobre o acompanhamento dos sinais vitais do paciente por meio de monitores multiparamétricos, clique aqui
Podemos dividir a anestesia nas seguintes etapas:
Perda de consciência: Justamente o que estávamos falando anteriormente. O paciente fica completamente desacordado, para que não fique nervoso ao ver o procedimento sendo realizado.
Amnésia: Ocasiona perda da memória, ou seja, a pessoa não se recorda do procedimento que foi realizado na sala de operação. É muito comum quando ouvimos o depoimento de pessoas que foram submetidas a anestesia geral.
Analgesia: Perda da sensibilidade na área em que a cirurgia será realizada, no caso da anestesia geral, no corpo todo. A finalidade dessa etapa é muito óbvia, fazer com que o procedimento não seja dolorido para o paciente, pelo menos durante a sua realização.
Relaxamento dos músculos: A musculatura do paciente precisa estar relaxada para que a cirurgia não cause tanta dor quanto causaria se o paciente estivesse acordado e com a musculatura rígida.
Todos nós quando vamos tomar uma injeção somos instruídos pelo enfermeiro a relaxar a região da picada para que não doa tanto, a título de exemplo.
Quais são os tipos de anestesia geral?
Anestesia endovenosa: O medicamento anestésico é aplicado diretamente na veia do paciente, que perde a consciência quase que imediatamente. Isso ocorre porque o remédio chega muito rapidamente ao cérebro quando aplicado direto na veia.
Anestesia inalatória: O remédio anestésico é dado ao paciente em forma de gás. Este método demora mais para fazer efeito porque o remédio precisa passar dos pulmões para a corrente sanguínea, e da corrente sanguínea até o cérebro.
Anestesia balanceada: Neste caso o profissional anestesista aplica a anestesia das duas maneiras que foram citadas anteriormente, o remédio é aplicado tanto de forma intravenosa quanto por inalação.
Como é feita a anestesia geral?
A anestesia geral de todas as formas que foram citadas anteriormente obedece sempre a determinadas etapas, que vão desde a sedação completa do paciente até o momento em que o paciente recobra a consciência.
Antes de tudo é dada ao paciente uma medicação chamada pré-anestésica, essa medicação tem por objetivo acalmar o paciente que pode estar ansioso e/ou com medo de receber a anestesia.
Dependendo do procedimento é claro, é iniciada a etapa de indução, em que são introduzidos nas vias aéreas do paciente dispositivos de oxigenação. Graças ao relaxamento ocasionado pela anestesia, a respiração também acaba ficando mais vagarosa.
Todo medicamento anestésico tem efeito limitado, e para que o paciente não acabe acordando no meio do procedimento, de tempos em tempos cabe ao anestesista ministrar outras doses de anestésico para que o efeito cesse apenas depois da cirurgia.
Ao fim da cirurgia a aplicação do medicamento anestésico chega ao fim e se inicia o período de recuperação do paciente, em que aos poucos o paciente recobra a consciência e sua mobilidade e coordenação motora vão retornando aos poucos.
Quais os principais efeitos colaterais da anestesia geral?
Depressão respiratória: A anestesia geral, não faz apenas com que os músculos do paciente relaxem, mas o seu corpo por inteiro, e incluído nesse pacote estão os seus pulmões.
No caso do paciente ter sido submetido a anestesia geral por um longo período, em casos de procedimentos cirúrgicos de longa duração, seu pulmão acaba se acostumando com o auxílio dos ventiladores e demora um pouco para voltar a oxigenar naturalmente.
Depressão circulatório/pressão baixa: Por lidar diretamente com o sistema nervoso central, a anestesia reduz o s batimentos cardíacos do paciente, fazendo com que diminua o fluxo de sangue circulando pelas veias por um certo período.
Náuseas e Vômitos: No sistema nervoso central se encontra o hipotálamo, justamente o responsável por sentirmos ânsia, náuseas etc.. Neste período de recuperação pós-anestesia em que o hipotálamo está voltando a funcionar normalmente, essas sensações são muito comuns.
Adquira o melhor aparelho de anestesia na Bem Estar!
Nós da Bem-estar Hospitalar nos comprometemos a oferecer para os nossos clientes os equipamentos hospitalares mais modernos, e claro, sempre com os melhores preços e condições de pagamento.
Nosso lema, a ideia que nos orienta em cada uma de nossas ações é a de que a saúde não é uma despesa, um gasto, mas um investimento. Para o time da Bem- Estar Hospitalar será uma grande honra lhe atender.
Muito mais do que apenas os aparelhos de anestesia, nosso catálogo é repleto de diversos equipamentos, para todos os tipos de clientes: clínicas, hospitais e até escolas, shoppings, pois acreditamos que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar, em todos os lugares.
Clique no link abaixo e solicite o seu orçamento, e aproveite também para conhecer o restante do nosso catálogo.
Posts relacionados

Rinite Alérgica tem cura?
25/09/2023

Gripe comum e influenza: Quais são as diferenças?
24/09/2023
