Ambulância Tipo C: por que ela é tão importante para a preservação da vida?

Publicado em: 02/12/2022

Image

Sobre o que vamos falar hoje:

Há mais de 500 anos as ambulâncias são utilizadas para transportar pacientes acamados, auxiliando no tratamento dessas pessoas. No início, esses carros eram utilizados nos cuidados de soldados feridos. Hoje, todos nós podemos nos beneficiar deste serviço.

Durante muito tempo, as ambulâncias serviram para dar suporte médico especialmente aos combatentes de guerra, e com o passar do tempo, foram se popularizando no uso da sociedade civil para transporte médico. 

O fato é que as ambulâncias fazem parte de um dos grandes avanços da tecnologia e medicina moderna, trazendo maior comodidade e segurança àqueles que não podem se dirigir a uma unidade hospitalar. 

No artigo de hoje, você vai saber com detalhes o que é e como a ambulância Tipo C, conhecida como ambulância de resgate, atua na preservação da vida socorrendo milhares de acidentados e pessoas em estado grave diariamente. Confira abaixo!

O que é uma Ambulância Tipo C?

Quando falamos em serviço de ambulância, imediatamente imaginamos um serviço prestado no atendimento a pessoas acidentadas, que estão em estado grave de saúde e precisando de resgate. 

No entanto, não é somente nesse tipo de situação em que a Ambulância Tipo C é solicitada. Essa ambulância é um veículo preparado com uma grande variedade de equipamentos médicos, adaptado para diversas situações de transporte emergencial. 

Essa variedade de equipamentos abrange tanto os equipamentos contidos no interior da Ambulância Tipo A quanto da Ambulância Tipo B, servindo para efetuar um transporte efetivo, independente da gravidade do estado de saúde do paciente.

Por que a ambulância Tipo C é importante?

A Ambulância Tipo C é um veículo bastante útil para o atendimento emergencial, quando não se tem certeza da gravidade do estado clínico do paciente. Deste modo, ela atende a pacientes em estados graves e moderados.

O Tipo C de ambulâncias pode ser projetado com base em carroceria de furgão ou de 4×4. Os dois são adaptados para salvamento e manutenção de vida, mas a vantagem do 4×4 é que ele tem a capacidade de percorrer regiões de difícil acesso, onde os furgões não são capazes de se locomover. 

Terrenos montanhosos, com solos completamente irregulares e riscos de capotamento são locais onde uma ambulância do Tipo C 4×4 consegue percorrer tranquilamente, de modo que pacientes localizados em lugares distantes possam ser também atendidos.

Diferentemente dos tipos A e B, essas ambulâncias são extremamente úteis no atendimento à zona rural ou a regiões que sofreram alguma calamidade natural, como enchentes e desmoronamentos.

Toda a infraestrutura da Ambulância Tipo C 4×4 é planejada para suportar grandes impactos durante o caminho até o atendimento, além de conter internamente todos os equipamentos médicos para manutenção da vida e salvamento, que também têm no furgão.

Em qual momento usar a Ambulância Tipo C?

As ambulâncias de Tipo C são requisitadas para situações específicas, onde qualquer outro tipo de veículo não pode prestar o devido socorro. Confira abaixo quais são elas: 

1. Resgate de acidentados

Quando uma pessoa sofre um acidente, seja no trânsito ou em qualquer outra circunstância, seu socorro deve ser realizado imediatamente, pois não se sabe exatamente quais são as condições de saúde do acidentado.

Seu quadro clínico ainda não existe, pois somente no momento de chegada da ambulância a equipe médica poderá avaliar as condições de vida do paciente. Antes disso, o que a equipe médica tem em mãos é somente uma descrição mais ou menos precisa do ocorrido.

Deste modo, para evitar quaisquer transtornos durante o processo de transporte do acidentado, é preciso que a ambulância esteja totalmente preparada e equipada para prestar um socorro completo

Por conta da imprevisibilidade das condições do acidentado, ao fazer um resgate, os hospitais devem enviar ao local do acidente uma ambulância Tipo C. Ou seja: que contenham tanto equipamentos de manutenção de vida quanto de salvamento 

2. Atendimentos emergenciais

Um resgate enquadra-se nos atendimentos emergenciais, mas nem todo atendimento emergencial se trata de resgate.

Isto quer dizer que as ambulâncias Tipo C não atendem somente os acidentados, mas também pacientes fraturados, rompimento de tecido, mordida de animal peçonhento, entre outros casos.

Portanto, sempre que estiver diante de uma solicitação emergencial, em que a ambulância precisa ser direcionada ao local de atendimento às pressas, deverá ser enviada a Ambulância Tipo C.

A grande vantagem do atendimento realizado neste tipo de veículo é que o paciente poderá receber o tratamento inicial dentro da ambulância. Ao chegar na unidade hospitalar, este tratamento será continuado até que o paciente receba alta.

3. Locomoção em lugares de difícil acesso

Quando alguém precisa de socorro em lugar de difícil acesso, como zonas montanhosas, regiões de terra molhada com registro de enchentes etc, deve-se fazer o atendimento com as Ambulâncias Tipo C 4×4. 

Essas ambulâncias são projetadas especialmente para percorrer terrenos difíceis. Isto acontece porque seus pneus são mais grossos, evitando perfurações durante o trajeto. Além disso, sua suspensão é mais alta e resistente que a maioria dos veículos terrestres.

A ambulância Tipo C também conta com uma maior capacidade do seu tanque de combustível, sendo bastante útil para percorrer regiões muito afastadas de qualquer centro ou unidade hospitalar.

Quais as diferenças da Ambulância Tipo C para outras?

Para o atendimento à longa distância, a regiões de difícil acesso e resgate de acidentados, a ambulância precisa ter um equipamento médico muito mais robusto; além de contar com uma infraestrutura mais fortificada que a dos modelos de ambulâncias A e B. 

Todos os equipamentos internos da ambulância são escolhidos de acordo com a Norma ABNT 14561/2000, visando prestar um serviço de socorro eficaz para todos os tipos de pacientes. 

O serviço de ambulâncias Tipo C é realizado por uma equipe médica composta pelos seguintes profissionais: dois técnicos de enfermagem para emergência médica e um motorista. 

Quais os equipamentos dentro da Ambulância?

A ambulância Tipo C fornece em seu interior uma variedade de aparelhos para salvamento e manutenção da vida. 

Esse veículo conta com uma série de equipamentos próprios

  • sinalizador óptico e acústico, 
  • suporte para soro, 
  • cilindro de oxigênio,
  • prancha longa de imobilização, 
  • colete imobilizador, 
  • prancha curta, 
  • Kit para parto, 
  • rede de oxigênio, 
  • maleta de primeiros socorros para emergência e material de salvamento. 

+ Dica: Para adquirir novos produtos para o uso do seu hospital, clínica ou ambulância, acesse agora nosso site clicando aqui.

Adquira sua Ambulância na Bem Estar Hospitalar!

As ambulâncias são veículos extremamente úteis para a manutenção da vida e saúde dos pacientes. 

Ter no seu hospital, clínica, empresa com área protegida ou promotoras de eventos ambulâncias realmente eficazes no tratamento é um bem que você faz às pessoas que necessitam do serviço e para toda a sociedade. Mas para isso, é ideal que você adquira ambulâncias comprovadamente funcionais.

Para isso, uma excelente recomendação de ambulância é a Ambulância Renault Master: um veículo completamente versátil e seguro, com espaço confortável no seu interior para a comodidade dos profissionais de emergência e para o paciente. 

Na Bem Estar Hospitalar, você pode adquirir esse e muitos outros modelos de ambulâncias, das marcas líderes de mercado.

Conheça logo abaixo um dos nossos modelos mais modernos de furgões: a Ambulância Renault Master – um veículo completamente preparado e equipado para o transporte seguro e confortável dos pacientes. 

Clique no botão abaixo e adquira já a sua!

Solicitar atendimento